Conheça os mais usados tipos de nós de Pesca

Para a atividade da pescaria profissional ou amadora, para que se possam obter bons resultados torna-se necessário conhecer bem seu kit de pescaria assim como algumas técnicas de tipos de nós de pesca que podem maximizar seus resultados.

Nesse caso se destacam os famosos nós de pesca, que certamente vão te ajudar a capturar aquele peixe dos seus sonhos. Vale dizer que existem dezenas de nós, com diferentes finalidades e com níveis de dificuldades distintos para se realizarem.

Ao longo desse artigo, vamos comentar os principais tipos de nós de pesca que são utilizados no nosso país tropical.

É importante deixar claro que cada tipo de nó é indicado para determinada ocasião. Então, fique de olho aberto em nossas dicas e não perca nenhum detalhe!

Tipos de nós de pesca

Existem vários tipos de nós de pesca para atar anzóis. E cada um dos nós pode ser utilizado para auxiliarem na captura de espécies de peixes com diferentes comprimentos corporais e massa. Só para se ter uma ideia básica são reconhecidos mais de uma dezena de tipos de nós de pesca. Veja também mais sobre carretilhas de pesca.

No Brasil, alguns dos principais nós de pesca utilizados são: nó único, nó palomar, nó para iscas, nó para empate, nó ‘ring knot’, nó ‘rhode loop’, nó trilene, nó albright.

Nó para empate

empata-anzol-pata

Nó clinch melhorado

no-clinch-melhorado

Nó da aranha

no-da-aranha

Nó de cirurgião

no-de-cirurgiao

Nó de sangue

no-de-sangue

Nó Palomar

Entre os nós de pesca mais resistentes estão os nós do tipo Ring Knot que apesar da sua dificuldade para ser feito apresenta excelente resistência e o nó Rhode Loop que pode ser realizado com diferentes tipos de iscas.

Nós de pesca simples de se fazerem

Agora, vamos ensinar nós essenciais para atar eficientemente seus anzóis. O nó único pode ser feito do seguinte modo: passe a linha pelo olho (abertura situada na parte final do anzol) do anzol e em seguida faça uma laçada.

Na sequencia faça de 4 a 5 voltas sobre o seguimento da própria linha.

Após essa etapa, você perceberá que foi formado o corpo do nó. Para finalizar, aperte mais uma vez e corte o excesso das pontas.

O nó trilene é um dos preferidos dos pescadores. Passe a linha de pesca por duas vezes pelo olho do anzol. Como visto no nó único, passe 4 até 5 vezes na linha, posteriormente, passe a linha pelo arco feito e aperte forte.

O que é a tabela de Herter?

A famosa tabela de Herter reúne 24 tipos de nós de pesca que são utilizados pelos pescadores profissionais e amadores ao redor do mundo.

tabela herter

Foto: Bateu Peixe

Nessa tabela você pode conferir a ilustração de cada um dos nós e sua suposta comparação em porcentagem entre a resistência dos nós descrita.

Ainda conforme a tabela, os nós de pesca mais resistentes são os indicados pelos seguintes números: 10, 11, 12, 13 e 15 que estão com porcentagem de resistência entre 91% a 98%.

Por sua vez, os nós mais fracos são os indicados pelos números: 1 e 2, com porcentagem de resistência entre 52% e 59%. Vale destacar, que há muitas controvérsias entre os pescadores sobre a resistência de cada nó de pesca.

Ferramenta para fazer nós de pesca

Os nós de pesca tradicionalmente são feitos manualmente. A habilidade com que cada pescador realize o nó corretamente depende essencialmente da sua experiência na pescaria.

Para facilitar e até para otimizar seu tempo, você pode encontrar no mercado brasileiro, ferramentas específicas para fazer um nó mais eficiente e de forma prática.

Essas ferramentas têm apresentado uma boa aceitação pelos pescadores brasileiros com diferentes níveis de experiência com a atividade da pesca. Uma das mais utilizadas aqui no Brasil é a Hook-eze que faz o nó com bastante praticidade. Veja também nossa matéria sobre equipamento de pescaria.

Como vimos, os nós de pesca são importantes técnicas para nos auxiliar na fisgada da nossa espécie de peixe pretendida.

 

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply