Tabua das marés

A tábua das marés consiste em uma ferramenta imprescindível para uma boa viagem marinha ou pescaria seja planejada.

Esse documento chamado tábua de marés é atualizado anualmente, a fim de fornecer dados relevantes para uma boa navegação, permitindo que as decisões sejam tomadas da maneira mais correta possível a fim de evitar acidentes.

Com a tábua é possível saber as datas, o horário e a velocidade da embarcação diante de determinado trecho marítimo, informações sobre a possibilidade passar com a embarcação naquela determinada profundidade.

Enfim, as tábuas das marés fornece uma diretriz sobre os principais aspectos do comportamento marítimo. Neste artigo apresentaremos os dados que compõem uma tábua de maré explicaremos como a mesma deve ser utilizada de maneira correta.

O que é tabua de marés?

A tábua de marés corresponde a uma compilação de informações acerca da previsão das condições do movimento das marés de um total de 47 dos principais portos marítimos, terminais, barras, ilhas oceânicas e fundeadouros brasileiros.

tabua das mares

Foto: Rádio Litorânea

Englobando sua distribuição de norte ao sul, mais informações de oito portos de países da América Latina.  As informações contidas numa tabua de marés são as horas e alturas das preamares (PM) e das baixas-mares (BM) previstas. Além disso, são apresentadas as horas, do fusorário P (3+).

Há ainda na tabua de marés, uma tábua de correções, que possibilita conhecer a maré em dois portos secundários, e duas tabelas sobre a obtenção da maré em um instante qualquer e informações sobre as fases da lua.

Como usar a tabua de maré na viagem?

Para evitar a tomada de decisões incorretas no mar no momento da navegação é importante saber interpretar as informações fornecidas em uma tábua de maré.

mares

Foto: YouTube

Para tal procedimento, inicialmente, acesse a página da tábua de maré, no link da Clima Tempo. Em seguida, busque um porto próximo da praia em que vai realizar a sua viagem. É importante salientar que todos os portos estão agrupados por unidade federal, ou seja, por seu respectivo estado.

Logo na sequência selecione o mês da viagem. Vale lembrar que a informação do horário é em relação ao horário de Brasília.Após essa etapa, o sistema vai te direcionar para uma página contendo as informações das marés mínimas e das máximas de todos os dias.

Dessa forma, diariamente sempre são apresentados quatro informações sobre o comportamento das marés, já que ao longo de um dia ocorrem duas marés altas e consequentemente duas marés baixas. Quando estiver na página da tábua de maré, deve se perceber que uma tabela com o dia selecionado e para cada dia há duas colunas, uma delas com informação do horário a outra com a altura da maré.

Adicionalmente, haverá uma seta na cor azul que indica que a maré encontra-se em um nível baixo enquanto que a seta de cor vermelha sinaliza que a maré está subindo de nível. Através da análise desses dados se percebe como as marés se comportam durante o período selecionado.

Para que o navegante junto com seus tripulantes aproveite melhor seu passeio, seguem algumas dicas: procure realizar as viagens nas vigências das luas cheias ou nova. Durante as fases da lua mencionadas anteriormente, o nível da maré baixa ocorre sempre pela manhã.

Se possível, planeje sua viagem ou visita a piscinas naturais na semana em que o nível da maré esteja mais baixo, especialmente quando se aproximar de 0,0. Evite viajar em períodos chuvosos, evite riscos desnecessários para você e seus passageiros. Cabe lembrar que fora do eixo Norte e do Nordeste, as marés historicamente não apresentam muitas variações.

Pelo exposto, as tábuas de marés são informações importantes para ser considerada em um planejamento para uma viagem pelo mar, pescaria ou para uma visitação a piscinas naturais.

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply