Pescaria de tucunaré: lugares e equipamentos

A pescaria de tucunaré se encaixa na pesca esportiva vem ganhando adeptos interessados por diversas de suas características. A imersão na natureza, o medir forças com o peixe, o teste de habilidade (e até certo ponto sorte) do pescador, etc.

Dentro do segmento da pesca esportiva, cada vez mais gente se interessa por pescaria de tucunaré. Esta atividade pode ser bastante desafiadora e, para muitos pescadores, acaba por se tornar uma paixão. O interesse por esse peixe atrai muitos pescadores esportivos ao nosso país.

Pescaria de Tucunaré

Tucunaré é o nome de um gênero de peixes que engloba algumas espécies típicas da América do Sul. São peixes de áfua doce e podem ser encontrados em locais como rios, açudes e represas. Não é incomum que sejam usados na pisicicultura (criação de peixes).

pescaria de Tucunaré

Foto: Wikipédia

O principal (mas não único) hábitat deles é a Bacia Amazônica. São peixes pescados tanto para a alimentação quanto por esporte. Possuem escamas e são carnívoros vorazes que dão preferência a peixes menores, insetos e camarões.

Trata-se de um peixe que às vezes demora a morder a isca e que, quando o faz, pode resistir, lutando muito com o pescador e por muito tempo. Esses fatores, claro, só tornam a pesca dele mais desafiadora e o (eventual) sucesso em sua captura ainda mais compensador.

Lugares para pescar Tucunaré

É natural que uma das primeiras coisas que alguém queira saber seja quais os lugares para pescaria de Tucunaré. Como dissemos acima, é um peixe tipicamente sul-americano, cujo hábitat mais comum é a Bacia Amazônica. leia também sobre Pescaria Esportiva.

Devido a vários fatores, contudo, tucunarés já foram vistos em muitas partes distantes do globo, por exemplo, na Austrália. Em muitos lugares, os tucunarés tornaram-se espécies invasoras, tendo causado grande redução da fauna aquática nativa, que não consegue competir com ele. Isso aconteceu, por exemplo, no Panamá e no Rio Paraná, no Brasil.

Falaremos de alguns dos melhores lugares para pescar tucunaré. Entre eles, está o Rio Negro com seus afluentes. Algumas cidades da região, como Barcelos, no Amazonas, são famosas pela pesca do tucunaré açu.

No Rio Xingu e seus afluentes, é possível fazer a pesca do tucunaré-do-Xingu, conhecido por sua força. Mais ao sul do país, há outra opção bem conhecida, que fica em Minas Gerais. Trata-se da Hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais. Falando em hidrelétricas e opções fora da Região Norte, no Lago de Itaipu, no Paraná, podem ser tucunarés amarelos e também tucunarés azuis.

Equipamentos para pesca

Falemos agora dos equipamentos para pesca do tucunaré. Em represas ou lagos artificiais, costuma-se recomendar o uso de vara número 6 de ação rápida a média. O diâmetro da linha deve estar entre 0,25 e 0,35 mm.

Para a pesca em lagos naturais ou em rios, o recomendável é que o número da vara usada esteja entre 8 e 10. A ação deve ser de média a pesada. O diâmetro recomendado de linha pode variar entre 0,35 e 0,45 mm.

Tucunaré

Foto: Wikipédia

Iscas vivas, como lambaris, podem ser usadas. Outra possibilidade é o uso de iscar artificiais. Um exemplo de tipo de isca artificial é o popper,. Iscas desse tipo atuam na superfície. Seu modo de mover água faz com que o peixe pense estar diante de uma presa e a abocanhe.

Leia também sobre a Pescaria de Traira

Por via das dúvidas, já que não sabe exatamente com o que vai se defrontar, sugere-se ao pescador que leve consigo iscas de superfície, iscas de meia-água e iscas para profundidades maiores.

Melhor época para pesca tucunaré

A melhor época para pesca tucunaré pode variar principalmente em função do local em for ser realizada a pesca. Nas represas da Região Sudeste do Brasil, parece que os melhores resultados são obtidos nos meses de junho, julho e agosto.

Na Bacia Amazônica, contudo, um dos fatores mais importantes é quão alta está a água no local escolhido. De modo geral, quanto mais elevado o nível da água, mais difícil fica pescar tucunarés.

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply