Pescaria de Tilápia: Dicas e técnicas

A pescaria da Tilápia é amplamente difundida pelo Brasil. Sendo um dos peixes mais vendidos no mercado pesqueiro em virtude da sua carne saborosa e do seu baixo teor calórico.

Atualmente, podem se encontrar quatro espécies de Tilápia ao longo do território brasileiro, destas, a preferida é a chamada Tilápia do Nilo, oriunda do Rio Nilo, Egito.

Todas elas são de fácil cultivo e manutenção em cativeiro. Como são adaptáveis a muitas condições ambientais e dificilmente ficam doentes. É um peixe ideal para cultivo em lagos, açudes e represas.

Ao longo deste artigo, vamos comentar as técnicas mais eficientes para uma boa pescaria da Tilápia e os melhores lugares para esta atividade. Pegue seu kit de pesca e vamos nessa!

Qual habitat da tilápia?

tilapia

Foto: Planet Calypso Forum

A pescaria da tilápia pode ser realizada em praticamente todas as regiões do Brasil. Esta espécie de peixe é de água doce, originária do continente africano e foi trazido para o nosso país em 1953 pela primeira vez.

São encontradas especialmente em ambientes lênticos, ou seja, de águas com pouco movimento como represas, reservatórios e lagoas. Conforme pesquisadores, a Tilápia pode suportar ambientes de água salgada.

No habitat em que as Tilápias se encontram, elas podem se alimentarem de pequenos insetos, pequenos peixes de outras espécies, algas, e eventualmente de frutos e sementes.

Estão presentes em todas as bacias hidrográficas brasileiras devido a várias campanhas de peixamentos, isto é, o povoamento de alevinos (filhotes do peixe) em muitas destes lugares.

Equipamentos necessários para pesca

Para a pescaria da tilápia, os mesmos equipamentos que são utilizados para pescar outros peixes podem ser usados.

pesca de tilapia

Foto: Bass Resource

Um item indispensável é a vara de pesca, adicionalmente vêm às carretilhas/molinetes, as iscas que existem diversos tipos disponíveis no mercado nacional.

Você pode optar pelo uso de boias de pesca do tipo arremesso ou torpedo. Estas últimas são as preferidas pela maioria dos pescadores. O resultado é bem interessante.

Você ainda pode utilizar iscas artificiais produzidas de rolhas de cortiça. Este item artesanal é de baixíssimo custo e bem eficiente para a captura da Tilápia.

É importante salientar que não existe uma fórmula mágica para o sucesso da captura deste peixe, então teste bem os equipamentos com um pouco de paciência.

Técnicas usadas para fisgada da tilápia

Existem diversas técnicas para se fisgar a Tilápia, vamos comentar as mais eficientes.

Uso de vara de pesca de bambu ou telescópica com alguns recursos pode ser a melhor opção.

As Tilápias aparentemente possuem uma preferência pelas seguintes iscas: minhocas, tenebrios (larvas de besouros), grãos de milho verde e inclusive “tripa” de galinhas.

No caso dos anzóis, sugerimos que você utilize com número de 6 a 8. Uma dica importante é usar o anzol maruseigo BH Black, altamente indicado para a pesca da Tilápia por apresentar uma boa camuflagem e suportar diferentes pesos destes peixes.

Uso da linha colorida, sugerimos utilizar uma linha de cor verde ou amarela, para que você possa visualizar mais facilmente quando a Tilápia for fisgada.

Opções de lugares para pescar

Como a tilápia pode ser encontrada facilmente ao longo do nosso país, bons lugares para a sua pesca não faltam. Abaixo seguem alguns destes lugares em diferentes regiões do Brasil.

Em Curitiba você pode visitar o Pesque & Pague Beira Rio que dispõe de um amplo espaço ao ar livre repleto de tanques, onde a pesca pode ser realizada.

No nordeste, o principal ponto é o Rio São Francisco que é o principal destino para as atividades de pesca deste peixe.

Em São Paulo, você pode se dirigir ao pesqueiro Cantareira, situado na zona norte da capital paulista. Vale lembrar que neste pesqueiro não há restaurantes, portanto, se faz parte dos seus planos passar horas pescando, é melhor ir preparado. Espero que tenhamos ajudado você na missa de pescaria da Tilápia!

 

 

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply