Linhas de pesca: Conheça diversos tipos

Aprender a escolher linhas de pesca que possuem boa qualidade significa aumentar o sucesso da pescaria, seja ela amadora ou profissional.

Sabe-se que atualmente, estão disponíveis diversos tipos de linhas de pesca com os mais variados preços no mercado nacional. Mas, vale esclarecer que uma boa pescaria começa, sobretudo com boa informação acerca dos equipamentos essenciais a realização dessa prática.

Por conta disso, saber adequadamente quais os tipos de linhas de pesca ideal e suas especificações pode tornar sua pescaria muito mais produtiva e divertida.

Diante disso, neste artigo, abordamos os principais aspectos para se compreender como as linhas de pesca são classificadas, de que filamentos são constituídos e em quais critérios podemos basear nossas escolhas nas linhas de pesca.

Tipos de linha de pesca

No mercado brasileiro podem ser encontrados facilmente diferentes tipos de linhas de pesca, apropriados para vários peixes-alvo.

linhas de pesca

Foto: Pesca Amadora

A escolha da linha depende de que espécies de peixe se quer fisgar, da massa corpórea deles e da profundidade em que os mesmos podem ser encontrados.

Leia Também:

De um modo geral, as principais diferenças entre as linhas de pesca são apresentadas com base no diâmetro que determina a resistência e a durabilidade de uma linha de pesca.

Dessa forma, quanto maior for o diâmetro apresentado pela linha maior será a sua resistência, portanto, resumindo, quanto maior for o diâmetro a linha se qualifica para peixes de elevado porte, enquanto que quanto menor o diâmetro menor são os peixes que eventualmente podem ser fisgadas.

Tipos de filamento de linha de pesca

As linhas de pesca do tipo monofilamento são as mais tradicionais, sendo produzidas apenas de nylon poliamida. Atualmente, estas linhas apresentam inúmeras especificações adequadas para diferentes objetivos do pescador.  São as linhas que possuem o menor custo, porém sem perder qualidade.

As linhas multifilamentos são produzidas a partir de várias fibras sintéticas, especialmente de Dyneema. Por ser constituída por essas fibras, essas linhas de pesca são bem mais resistentes, mais duráveis.

Por último, as linhas de fluorcarbono são as mais modernas feitas de fluorpolímeros, o que confere resistência a abrasão, calor intenso e substâncias ácidas. São as linhas mais resistentes, não absorvem água e é praticamente imperceptível para o peixe o que aumenta potencialmente as chances de sucesso na pescaria. 

Linhas para pesca a fundo

Nessa modalidade de pescaria a linha mais utilizada é uma de monofilamento, portanto produzida de nylon, geralmente entre os intervalos de 1 a 2 mm ou de 2 a 3 mm, com essas especificações é possível atingir até mais de 300 metros de profundidade.

Com a referida linha, ocorre especialmente a pesca de peixes de pequeno porte como o peixe pargo. Atualmente, muitos pescadores têm feito à substituição das linhas mono pelas de fluorcarbono por oferecerem maior resistência permitindo a captura de peixes mais pesados.

Nessa categoria, as linhas preferidas de fluorcarbono são as que apresentam entre 0,50mm de espessura e as de 0,80mm, que suportam peixes com um pouco mais de 20kg de massa corporal como os peixes pirararas.

Linha de pesca à boia

As linhas de pesca mais indicadas para a pesca à boia são de fluorcarbono, em virtude das suas características como resistência a abrasão, e por apresentarem alta tensão que permite que a boia se movimente muito pouco.

chicote chumbo pintado

Foto: Loja das Iscas

Como as boias necessitam de uma linha resistente para funcionarem bem na atividade pesqueira, a linha mencionada é a melhor opção. Outra característica que torna as linhas de pesca de fluorcarbono a melhor escolha é que são muito finas, o que confere um aspecto mais realista aos acessórios de pesca, como a própria boia e outras formas de iscas.

Pelo exposto nesta matéria, as linhas de pesca são seletivas, ou seja, cada uma delas se destina a captura de determinadas espécies de peixes.

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply