Linhada de pesca

A linhada de pesca é utilizada amplamente para pescaria em ambientes dulcícolas, ou seja, de água doce, como rios açudes, lagoas, represas dentre outros. Mas, seu uso também pode ser verificado na pesca marinha. Na maioria das vezes o pescador faz o emprego da linhada de pesca associado com os acessórios: alça, chumbada e anzóis.

Essa técnica é observada em todo o território nacional, sobretudo nas regiões norte e nordeste. Especialmente indicada para pesca em bancos e bordos de plataformas continentais. As espécies de peixes que são geralmente capturados por esta técnica são pargos e lambaris.

Ao longo deste artigo, trataremos sobre a linhada, comentando seus principais aspectos para que o leitor fique cada vez mais informado sobre o tema.

O que é linhada de pesca?

A linhada nada mais é do que pescar com uso da linha. É uma técnica simples, em que basicamente o pescador utiliza um ou vários anzóis em uma das extremidades da linha. A quantidade de anzóis depende dos objetivos da pescaria. Leia também sobre carretilhas de pesca.

pescaria com linhada

Foto: Youtube

A linhada pode ser segurada com uma das mãos, ou pode ser com auxílio de uma vara de pesca que é o padrão normalmente observado, além disso, o pescador pode adicionar um molinete.

Na maioria das vezes na linhada é utilizada anzóis com iscas orgânicas, ou seja, utilizam pedaços de minhocas ou vísceras de aves, e também por iscas artificiais de material plástico ou de metal. Essa técnica é praticada tanto por amadores da pesca quanto por pescadores profissionais.

Pesca com linhada de mão

A linhada de pesca a mão também é conhecida como linha de fundo. Essa técnica é usada para captura de peixes que habitam os fundos de rios, açudes e ambientes marinhos.

linda de pesca

Foto: Papa Siri

A linha mais utilizada nesse método é o nylon monofilamento, com 1 a 2 mm de diâmetro, ou de 2 a 3 mm de diâmetro. Essa linha pode alcançar entre 300 a 500 metros de profundidade.

Se o pescador usar a linhada de mão composta por vários anzóis ela recebe o nome de pesqueira. Na pesqueira, o principal alvo é o peixe conhecido popularmente como “pargo”, espécie que vive em cardumes. Na linhada de mão a isca mais comum são as iscas orgânicas como a sardinha e o agulha-preta. Leia também sobre os tipos de nós de pesca.

Equipamentos para pesca de linhada – Manonete

Um desses equipamentos é o manonete que confere segurança e conforto no momento da pescaria. Este equipamento permite rápido recolhimento da linha sem que a mesma fique escapando da mão ou embolando no carretel.

manonete

Foto: Douglas Pesca

Adicionalmente, o manonete possui um compartimento que permite o armazenamento de anzóis e etcs. As linhas de pesca são feitas de nylon, existem uma gama de variedades de especificações no mercado e cada uma destas é adequada para espécies de peixes específicas. Seu diâmetro vai de 0,10 até 2,00mm.

Os anzóis são elementos importantes nesta técnica. Cada anzol é adequado para determinado tipo de peixe. Por exemplo, para a pesca de um dourado usa o anzol 8 enquanto que para o lambari usa-se o anzol “mosquitinho”.

 Equipamentos para pesca de linhada – Iscas

As iscas artificiais mimetizam os pequenos peixes ou insetos. Quanto ao material, pode ser feito de madeira, metal ou plástico. Pode ser facilmente adquirido em casas de pesca. Como o próprio nome sugere a Chumbada é um equipamento produzido a partir do chumbo. Sua função é facilitar o lançamento da linha e auxiliar que ela fique mais estável na água.

As boias possuem como função permitir que o anzol fique na profundidade que o pescador desejar. Há vários modelos disponíveis no mercado brasileiro, podendo ser encontrados feitos de plástico, isopor dentre outros materiais leves.

Como mostrado, a linhada de pesca pode se associar com o uso de vários equipamentos para aumentar a eficiência e o conforto no momento da pescaria.

 

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply