Especies de peixe de água doce

As espécies peixes de água doce estão entre as espécies animais mais apreciados ao redor do mundo, seja por sua beleza, pois muitas destas espécies apresentam belas colorações ornamentais ou ainda por possuírem uma saborosa carne, fonte rica em proteínas.

Atualmente no Brasil são conhecidas mais de 2000 espécies de peixes que habitam os ambientes de água doce. Muitos especialistas dos peixes, os ictiólogos, afirmam que o número pode vir a aumentar em breve.

Diante desse cenário, os peixes dulcícolas tem ganhado cada vez mais espaço numa atividade conhecida como aquarismo. As espécies escolhidas variam em tamanho e podem ser nativas ou exóticas, oriundas de outros países.

Nesse artigo, apresentamos informações sobre esse universo que são os peixes de água doce.

Tipos de peixe de água doce para aquário

Existem muitas espécies de peixes dulcícolas (água doce) adequados para o aquarismo. Os principais tipos são: o “goldfish”, também conhecido por peixinho-dourado, o peixe Betta, Neon chinês, os Tetras.peixe de agua doce

Os peixes: Acará Bandeira, Lebiste, Coryodora, Acará disco têm ganhado a preferência de muitos aquaristas brasileiros em virtude da sua bela coloração e fácil manutenção em aquários de pequeno porte a médio porte.

Os tipos Kinguio, Protomelas, peixe-papagaio, Peackoc Goby, Rasborra e Faca africana embora seja de fácil cuidado nos aquários de água doce, seu custo de aquisição é um pouco elevado.

Antes de escolher os peixes que vão habitar o aquário, tenha em mente qual vai ser o tamanho do mesmo para evitar a competição por espaço entre os peixes.

Peixes de água doce para comer

As espécies de peixesde água doce estão entre os pratos mais solicitados em todo mundo, são alimentos bastante nutritivos, por isso, são indicados em várias dietas.

Nesse quesito destacam-se o peixe Tilápia, que possui uma alta concentração de proteínas, esta espécie pode ser encontrada facilmente em todo o Brasil.

O peixe Pintado apresenta carne de baixas calorias, e possui gorduras (lipídios) monoinsaturados que apresentam benefícios para o sistema circulatório, especialmente para o coração.

O Lambari, rico em sais minerais, sobretudo o cálcio, importante para o sistema ósseo. O Pacu possuidor de uma das carnes mais apreciadas, além disso possuem altos níveis de ômega 3.

O Pirarucu, um dos maiores peixes dulcícolas. Seu consumo auxiliar na redução do colesterol ruim.

Peixes de água doce nativos do Brasil

Os peixes de água doce brasileiros podem ser encontrados em rios, açudes e represas de hidrelétricas por exemplo. A grande maioria das espécies se concentra nas regiões do Norte e do Nordeste, em virtude da presença de grandes rios, como o Rio São Francisco.

peixe agua doce

Os peixes dulcícolas nativos do Brasil se tornaram nos últimos anos uma importante fonte de renda alternativa e excelente opção proteica de alto custo beneficio para as populações ribeirinhas.

É importante mencionar que algumas dessas espécies correm risco de extinção como o Pacu (Ossubtus) e o peixe Cascudo-Zebra, uma das espécies mais valorizadas no aquarismo internacional.

E o peixe Piracamjuba um dos preferidos para pesca profissional e a amadora em ambientes de água doce no Brasil.

Dicas para pesca de peixe de água doce

Pescar em ambientes de água doce é uma das atividades mais populares entre os brasileiros de diferentes regiões. Como os peixes desse ambiente são essencialmente menores do que os marinhos, equipamentos diferentes são necessários.

A título de informação, as espécies mais comuns são: Traíra, Lambari, Pacu, Piranha, Carpa dentre tantos outros.

Ao se deslocar para estes ambientes, procure informações sobre as espécies que ocorrem naquele lugar específico, informações sobre as iscas preferidas que consomem (coração de galinha, minhocas por exemplo).

O uso de varas de pesca com molinete são sugeridos associado com um bom silêncio para não afugentar os peixes.

As especies de peixes de água doce são exemplares fantásticos da natureza belíssima que pode ser verificada ao longo do território brasileiro.

 

 

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply