Equipamento de pescaria: Dicas

Para os adeptos da pesca esportiva, escolher o equipamento de pescaria correto pode significar grandes ganhos na qualidade da prática. Com um bom equipamento, a habilidade do pescador pode ser explorada ao máximo e, claro, a quantidade de peixes capturados pode aumentar consideravelmente.

Por esse motivo, conhecer cada equipamento de pescaria e saber como utilizá-los é algo que todo pescador deve fazer. Para lhe ajudar, este post funcionará como um guia com dicas especiais para você saber mais sobre as suas ferramentas.

Dicas equipamento de pesca completo

Escolher o equipamento de pescaria vai muito além do básico. Sim, qualquer pescador iniciante sabe que a vara de pesca, o anzol e as iscas são peças fundamentais. No entanto, a caixa de ferramentas de um bom pescador vai muito além disso.

equipamento de pesca completo

Foto: Spinning Reel Guide

De acordo com os pescadores experientes, a montagem do seu conjunto de equipamento de pescaria deve considerar diversos aspectos e também o tipo de pesca que será realizada. Em linhas gerais, uma lista bem completa deverá ter os seguintes itens:

  • Vara de pesca;
  • Molinete ou carretilha;
  • Anzóis, iscas e linhas;
  • Maletas e bolsas para organizar tudo;
  • Alicates, tesouras resistentes, cortadores de fio e de arame;
  • Caixas térmicas;
  • Protetor solar e repelente.

Tipos de vara de pesca e linhas

Como pôde perceber, uma lista completa de equipamentos de pesca vai muito além do que se imagina. Contudo, a vara de pesca ainda é a peça principal. Saber como escolher uma boa vara é essencial para poder aproveitar os seus momentos de pescaria.

Nesse caso, primeiro é necessário definir o tipo de pesca. Esse será o ponto definidor do tipo de vara. Existem modelos de bambu, fibra de vidro, fibra de carbono e ligas mistas e as varas podem ser classificadas como: ultraleves, leves, médias, pesadas e Musky.

pescaria esportiva

Foto: Newcastle Advertiser

Além disso, as varas podem ser divididas em três grupos distintos: varas para carretilhas e spincast; varas para molinetes e varas de pescar fixas (que não possuem passadores e encaixes).

Para as linhas, o importante é priorizar a qualidade. Por esse motivo, os pescadores mais experientes sempre indicam algumas marcas de renome dentro desse universo. Como exemplo, temos a linha Duranium, a linha Tournament, a linha Excellence Platinum e a Ado-X PE. Qualquer uma dessas opções lhe atenderá perfeitamente.

Materiais para pescaria esportiva

Conforme foi destacado, o equipamento de pescaria varia em função do tipo de pesca. No caso da pesca esportiva, os equipamentos tradicionais (vara, linhas, iscas, etc.) são essenciais do mesmo modo. Porém, os pescadores incluem outros itens importantes na lista. Confira:

  • Varas, carretilhas e molinetes;
  • Iscas e boias;
  • Anzóis;
  • Chumbos;
  • Linhas;
  • Roupas específicas e chapéu;
  • Caixa térmica e organizadores.

Equipamentos de pesca em alto mar

Por fim, para a pescaria em alto mar, é possível dizer que o seu equipamento de pescaria será o mesmo das listas que já foram apresentadas. Entretanto, o indicado é que você selecione muito bem a sua vara de pescar. Para poder ter eficiência no mar aberto, a vara deve ter mais de dois metros e deve ser mais pesada.

Para as linhas, o ideal é escolher modelos que tenham resistência média entre 20 e 40lb. Em alguns casos é possível usar linhas de aço, mas essa opção só deve ser considerada ser a intenção for pegar peixes de grande porte.

Portanto, escolher o seu equipamento de pescaria é um dos pontos mais importantes a serem considerados, antes de você se aventurar na prática da pesca esportiva. Levando em consideração o tipo de pesca que você irá realizar e o local onde a prática será consumada, você não terá dificuldades para combinar os elementos de forma eficiente. Depois disso, bastará dar início à sua pescaria sabendo que está com totais condições de pegar os melhores peixes.

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply