Como saber se meu seguro pesca está liberado?

Para um pescador artesanal, a pergunta: “como saber se meu seguro pesca está liberado?”; é algo bastante comum. Afinal, esse seguro é uma figura constante na vida dos profissionais que fazem da pesca o seu principal meio de subsistência.

Assim, para lhe ajudar a não ter mais dúvidas acerca da liberação desse benefício, este post tratará de lhe apresentar maiores detalhes sobre esse assunto. Com isso, a questão como saber se meu seguro pesca está liberado poderá ser respondida facilmente por você.

Do que se trata o seguro pesca?

De acordo com as explicações dos órgãos governamentais responsáveis pelo chamado Seguro Pesca, o benefício tem o intuito de auxiliar os pescadores artesanais a garantir o seu sustento durante o períodos em que a pesca é interditada. Veja também o calendário de Pesca.Como saber se meu seguro pesca está liberado

Em linhas gerais, o funcionamento é simples: em algumas regiões, para evitar a extinção de certas espécies de peixes, o governo proíbe a pesca. Durante esse período, conhecido como período de defeso, os profissionais que vivem da pesca não podem exercer suas atividades e, por isso, ficam sem uma fonte de renda. Leia também sobre a consulta seguro defeso pescador artesanal.

Para resolver esse problema, o seguro pesca foi criado. Com ele, durante o período de defeso, os pescadores recebem um auxílio governamental para garantir seu sustento. Para poder fazer jus ao benefício, os pescadores deverão comprovar que exercem a pesca de forma ininterrupta e que a atividade é sua única fonte de renda.

Como saber se meu seguro pesca está liberado

Conforme pôde notar, o seguro pesca é um benefício muito importante para muitas famílias. Não à toa, a questão como saber se meu seguro pesca está liberado é tão comum. Felizmente, a tarefa de descobrir se os valores estão liberados não é nada complicada.

seguro defeso

Foto: Governo Federal

De acordo com as regras do benefício, os pagamentos são feitos com base em uma tabela definida pelos gestores desses recursos. As consultas podem ser feitas no site da caixa. Mesmo assim, é sempre bom lembrar que os pagamentos são organizados com base na seguinte regra:

  • Após a liberação do lote, os pescadores com os números de PIS terminados em 1 e 2, recebem logo no primeiro dia;
  • Na sequência, os números de PIS terminados em 3 e 4 recebem no terceiro dia;
  • Os números de PIS terminados em 5 e 6 recebem no quarto dia;
  • Os números de PIS terminados em 7 e 8 recebem no quinto dia;
  • Os números de PIS terminados em 9 e 0 recebem no sexto dia.

Cabe lembrar que é necessário ir até o site do INSS e dar início à solicitação do benefício, caso você se encaixe nas condições de concessão que estão apresentadas na página do benefício.

Veja como consultar seu seguro

Por fim, caso você queira ter uma informação mais precisa a fim de responder à pergunta como saber se meu seguro pesca está liberado, é possível fazer uma consulta no site da Caixa.

Para acessar a área restrita, você deverá ter o número o PIS e uma senha, que poderá ser cadastrada na página de acesso. Ao avançar, você deverá selecionar a opção Seguros e Benefícios, depois a opção Seguro Desemprego e, por fim, selecionar a opção Consulta Pagamentos. Os valores do seguro pesca serão apresentado e a data para o saque também.

Portanto, a resposta para a dúvida como saber se meu seguro pesca está liberado pode ser respondida de diversas formas. Seja pela tabela ou por uma consulta direta, o importante é ter a consciência de que é necessário solicitar o benefício e realizar as devidas comprovações para poder recebê-lo. Com tudo em ordem, você não terá mais que se preocupar, já que a renovação do benefício é automática, o que irá lhe dar maior segurança para os próximos períodos de defeso.

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply