Carretilha de pescaria: modelos e como escolher

A carretilha de pescaria são apetrechos que servem para aumentar a eficiência do manuseio da linha de pesca, no entanto, seu uso é encorajado para pescadores um pouco mais experientes. O que não quer dizer que pescadores amadores não possam usá-la.

Uma boa carretilha permite melhorar o arremesso da linha e oferece mais vantagens na “luta” com o peixe fisgado. Dessa forma, aumentando grandemente o sucesso na pescaria.

No mercado podem ser encontrados diversos modelos desse equipamento, como a carretilha Abu Garcia, MGS Max 9000-9 e Titan Pro 12000, esses são apenas alguns exemplos.

Diante disso, ao longo deste artigo abordaremos os vários modelos de carretilhas, seu uso e dicas de melhorar seu desempenho na pescaria com uso de carretilhas.

Tipos de carretilhas de pescaria mais comum

As carretilhas de perfil baixo são de menor tamanho, o que reduz seu peso total. Comportam menos linha e são mais frágeis quando comparadas com as demais carretilhas.

carretilha de pescaria

Entre suas vantagens se destacam sua precisão no arremesso e garantem melhor controle da linha. Seu uso é indicado para a pesca de peixes de pequeno porte.

As carretilhas de perfil alto são bem mais pesadas, robustas e conferem resistência. Comportam mais linha e suportam bem a “luta” com o peixe. Perdem desempenho em longos arremessos. Muito indicado para a pesca de peixes de grande porte.

As carretilhas elétricas estão ganhando mais espaço no Brasil, especialmente na pesca marinha. Entre suas vantagens apresentam alta eficiência no recolhimento da linha e no arremesso.

 Componentes da carretilha

A carretilha de pescaria tanto as de perfil alto quanto as de perfil baixo são constituídas basicamente pelos componentes abaixo.

São eles: regulagem do freio centrífugo ou magnético, esse sistema de freios é imprescindível, pois evita que o carretel solte mais linha do que o necessário.

O botão de desarme do carretel, que quando acionado pelo pescador ocorre à liberação da linha que irá cair na água só com o peso da isca.

O distribuidor que também é conhecido como debanador. Ainda tem os componentes conhecidos como estrela de regulagem da fricção, o botão de ajuste fino, gear ratio e os rolamentos.

Conhecer os dispositivos das carretilhas corresponde a um importante passo para aumentar a qualidade dos resultados da pescaria.

Como escolher uma boa Carretilha de Pescaria?

Existe disponíveis no mercado brasileiro uma imensidão de modelos de carretilhas de pescaria, dentre estas estão as de perfil alto, baixo e as elétricas.

carretilha

Nesse cenário podem ser enumerados alguns critérios importantes antes de comprar uma. Um dos critérios é a marca. Mas não se engane, nem sempre a carretilha com o preço mais elevado vai garantir o aumento do seu desempenho. Pesquise e opte por aquelas que oferecem mais qualidade e durabilidade.

Verifique a estrutura da carretilha, se puder escolha as que possuem peças de metal, pois irão oferecer mais suporte no momento da pescaria. Aprenda um pouco sobre a relação do recolhimento que diz respeito a número de voltas do carretel para recolher a linha, influenciando na tração.

Dicas de desempenho da carretilha

Para obtenção de um melhor desempenho seguem algumas dicas. Basicamente, a linha de pesca deve ser inserida no carretel frontalmente, procedimento padrão no contexto da pescaria. Antes de efetivamente arremessar sua linha, regule os freios da carretilha e a fricção para evitar que a linha se enrosque, a chamada “cabeleira”.

Antes do arremesso, acione o botão de desarme do carretel. Para os pescadores iniciantes é encorajado o uso da capacidade limite do freio, para evitar a cabeleira e perda da distância durante o arremesso.

Finalmente, faça periodicamente a limpeza do seu equipamento, de um modo geral utilize água corrente limpando as peças com uma escova macia. Evite o uso de graxas ou grafite em qualquer parte da carretilha de pescaria.

 

Avalie esse conteúdo

Leave a Reply